Desafios do ensino de telejornalismo em tempos de pandemia:
o ensino remoto para pessoas com deficiência
Palavras-chave:
Ensino de telejornalismo, Contexto de pandemia, AcessibilidadeResumo
A educação é um direito de todos. E pessoas com deficiências têm esse direito garantido legalmente na Constituição Federal de 1988 e na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015). Em tempos de pandemia do coronavírus, as aulas nas instituições de ensino superior passaram a ser efetivadas de forma remota e se tornaram desafiadoras para professores e discentes. O desafio se torna ainda maior quando envolve alunos com algum tipo de deficiência. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre as dificuldades e soluções encontradas no ensino de telejornalismo, neste contexto, com foco na observação das metodologias adotadas para proporcionar o aprendizado acessível. Vamos abordar as ações inclusivas realizadas na Unipampa e da UFPel. E vamos nos deter nas práticas inclusivas da UFCA.