Concepções de sujeito enquanto ser sociocultural: correlações com a deficiência e a educação inclusiva em Vigotski
Palavras-chave:
Deficiência, Sujeito Sociocultural, Educação InclusivaResumo
Este estudo teórico tem por objetivo fazer correlações entre a deficiência e as concepções de homem/sujeito na perspectiva da Psicologia Histórico Cultural e trazer alguns aspectos da educação inclusiva. Quanto ao processo de desenvolvimento humano existem duas perspectivas: a que enfatiza aspectos biológicos e a que enfatiza aspectos socioculturais. A perspectiva sociocultural considera que o ser humano nasce com características biológicas próprias, mas é na interação com o outro que o processo de humanização se concretiza. O indivíduo com deficiência é visto em Vigotski como aquele que deve ser incluído nesse processo, com foco em suas potencialidades e não em seus defeitos. Na perspectiva da educação inclusiva, considera-se que a escola especial para crianças com deficiência, é uma forma de segregação, acarretando danos à formação social e psíquica destas crianças.