Plano de Projeto de Design Instrucional para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Programa de Mestrado Profissional em Artes PROF-ARTES
Palavras-chave:
Ensino de Arte, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Design Instrucional, InteratividadeResumo
Este artigo, a partir dos princípios do design instrucional, apresenta a proposta de um Plano de Projeto para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para as disciplinas ofertadas na modalidade a distância do Programa de Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes), tendo em vista as possibilidades do uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem de Arte. Atendendo a necessidade de disponibilizar ferramentas que auxiliem o desenvolvimento, a reflexão e a interação adequada ao processo de formação de professores de Arte da Educação Básica de todo o país, é apresentada a contribuição do design instrucional que visa a ampliação das diretrizes básicas do AVA do Prof-Artes. Espera-se que este trabalho contribua para o desenvolvimento de projetos de design instrucional voltados à área do ensino de Arte nos cursos de Pós-Graduação destinados à formação de professores na modalidade a distância. Este trabalho baseia-se na Teoria Geral do Sistema (BERTALANFFY, 1977), nos níveis de inserção e organização mais frequentes de AVA, focados no ensino da Arte (MORAES, 2014), no conceito de interatividade (LÉVY, 1999) e nos parâmetros que caracterizam sistemas abertos e fechados (VIEIRA, 2000; 2008).