Inclusão de alunos com deficiência: desafios dos educadores nas escolas municipais de Cachoeira do Sul/RS

Autores

Palavras-chave:

alunos com deficiência, educação inclusiva, inclusão escolar, ensino público municipal

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores e orientadores pedagógicos que possuem alunos com deficiência em suas turmas, nas escolas municipais de ensino fundamental de Cachoeira do Sul/RS. Neste sentido, o estudo pode ser caracterizado como qualitativo. A coleta de dados, necessária para a elaboração deste estudo foi realizada por meio de consulta em textos e documentos, da aplicação de entrevista semiestruturada e de questionário. A pesquisa ocorreu com professores e orientadores pedagógicos de nove escolas de ensino fundamental da rede municipal de educação do município de Cachoeira do Sul/RS. Pode-se inferir que a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular está relacionada ao paradigma da educação para todos. Os resultados desta investigação apontam para a importância dos espaços físicos de maior acessibilidade nas escolas, materiais didáticos e profissionais especializados pelas suas equipes diretivas em conjunto com a Secretaria de Educação do município.

Biografia do Autor

Taís Schmidt Bordignon , Universidade Federal de Santa Maria

Pós- graduação em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Rio Grande e em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria.

Sirlei Glasenapp, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O doutorado sanduíche foi desenvolvido na Universidade de Évora, Portugal. É professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, Brasil.

David Lorenzi Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Professor, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil.

Luciane Ines Matte, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Gestão de Organizações Públicas do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM. Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é Contadora da Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como Instrutora da ESAF no Programa de Multiplicadores em Gestão de Pessoas da Secretaria de Gestão Pública do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade Pública.

Downloads

Publicado

2022-01-02

Edição

Seção

Artigos