Inclusão de alunos com deficiência: desafios dos educadores nas escolas municipais de Cachoeira do Sul/RS
Palavras-chave:
alunos com deficiência, educação inclusiva, inclusão escolar, ensino público municipalResumo
Este estudo teve por objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores e orientadores pedagógicos que possuem alunos com deficiência em suas turmas, nas escolas municipais de ensino fundamental de Cachoeira do Sul/RS. Neste sentido, o estudo pode ser caracterizado como qualitativo. A coleta de dados, necessária para a elaboração deste estudo foi realizada por meio de consulta em textos e documentos, da aplicação de entrevista semiestruturada e de questionário. A pesquisa ocorreu com professores e orientadores pedagógicos de nove escolas de ensino fundamental da rede municipal de educação do município de Cachoeira do Sul/RS. Pode-se inferir que a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular está relacionada ao paradigma da educação para todos. Os resultados desta investigação apontam para a importância dos espaços físicos de maior acessibilidade nas escolas, materiais didáticos e profissionais especializados pelas suas equipes diretivas em conjunto com a Secretaria de Educação do município.