As redes sociais nas práticas pedagógicas universitárias

Autores

Palavras-chave:

Redes Sociais, Práticas Pedagógicas, Educação Superior, Formação, Professores

Resumo

Este estudo constitui-se como recorte de uma pesquisa vinculada ao Projeto intitulado “As Redes Sociais Digitais em Tempos de Educação 4.0: Potencialidades para a Formação Inicial e Continuada de Professores”, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital – GRUPETeC (CNPq/UNINOVE). O objetivo deste artigo foi analisar o uso das redes sociais articuladas às práticas pedagógicas universitárias, com destaque para a intenção de uso por parte dos docentes, as dificuldades encontradas e os desafios a serem superados, vislumbrando a sua inserção na formação de futuros professores. Para tanto, adotou-se abordagem qualitativa, que se desenvolveu por meio de uma pesquisa exploratória, com pesquisa de campo. O universo da pesquisa contou com a participação de 69 respondentes. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário via Google Forms, estruturado com questões objetivas e dissertativas. As objetivas foram tabuladas a partir do recurso disponível pela própria ferramenta do Google e as respostas das dissertativas foram depuradas e analisadas por meio do software Iramuteq, que realizou a análise léxica das respostas dissertativas, considerando a frequência de ocorrências e o sentido das palavras no conjunto do corpus textual, gerando categorias que representam os textos analisados. Os principais resultados evidenciaram que as principais dificuldades são a falta de conhecimento (falta de fluência digital) e motivação, além da dificuldade de acesso e, consequentemente, o uso da internet como recurso didático. Com relação aos desafios a superar, na perspectiva dos respondentes, eles são representados pelo preconceito por parte dos professores e falta de recursos para lidar com a tecnologia.

 

Biografia do Autor

Edlúcia Passos Carvalho, ETEC Júlio de Mesquita - Santo André, SP

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/RS), especialista em Gestão Empresarial (Uninove/SP), Docência no Ensino Superior com ênfase no Ensino à Distância Anchieta/SP, Didática - Fundamentos da Prática Pedagógica pela Universidade São Luiz/SP, Gestão e Planejamento Escolar pelo Centro Universitário La Salle/RS, Graduada História e Gestão de Recursos Humanos. Possui experiência docente na Educação Básica, no Ensino Superior, em cursos de Latu Sensu, foi autora, tutora, Coordenadora Técnica de Cursos à Distância (EAD) e Coordenadora Pedagógica da Rede Pública e Privada de Ensino. Como Coordenadora Pedagógica atuou desde a Educação Infantil ao Ensino Superior.

Stéphani Vilela Ferreira Custodio, Universidade Nove de Julho

Professora de Atendimento Educacional Especializado, na rede de Santo André. Mestranda em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) na Universidade Nove de Julho (Uninove/SP). Especialização em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos. Pedagoga pelo Centro Universitário Claretiano. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital (GRUPETeC).

Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP)

Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica da área de Gestão, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Birigui. Doutoranda em Educação e Bolsista PROSUP no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Nove de Julho (Uninove/SP). Membro Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital (GRUPETeC).

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho

Docente no Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) na Universidade Nove de Julho (Uninove/SP). Doutora em Educação e Currículo pela PUC/SP. Mestre e Pedagoga pela Unesp/SP. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital (GRUPETeC).

Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Docente e Vice Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2022-01-02

Edição

Seção

Artigos