As redes sociais nas práticas pedagógicas universitárias
Palavras-chave:
Redes Sociais, Práticas Pedagógicas, Educação Superior, Formação, ProfessoresResumo
Este estudo constitui-se como recorte de uma pesquisa vinculada ao Projeto intitulado “As Redes Sociais Digitais em Tempos de Educação 4.0: Potencialidades para a Formação Inicial e Continuada de Professores”, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital – GRUPETeC (CNPq/UNINOVE). O objetivo deste artigo foi analisar o uso das redes sociais articuladas às práticas pedagógicas universitárias, com destaque para a intenção de uso por parte dos docentes, as dificuldades encontradas e os desafios a serem superados, vislumbrando a sua inserção na formação de futuros professores. Para tanto, adotou-se abordagem qualitativa, que se desenvolveu por meio de uma pesquisa exploratória, com pesquisa de campo. O universo da pesquisa contou com a participação de 69 respondentes. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário via Google Forms, estruturado com questões objetivas e dissertativas. As objetivas foram tabuladas a partir do recurso disponível pela própria ferramenta do Google e as respostas das dissertativas foram depuradas e analisadas por meio do software Iramuteq, que realizou a análise léxica das respostas dissertativas, considerando a frequência de ocorrências e o sentido das palavras no conjunto do corpus textual, gerando categorias que representam os textos analisados. Os principais resultados evidenciaram que as principais dificuldades são a falta de conhecimento (falta de fluência digital) e motivação, além da dificuldade de acesso e, consequentemente, o uso da internet como recurso didático. Com relação aos desafios a superar, na perspectiva dos respondentes, eles são representados pelo preconceito por parte dos professores e falta de recursos para lidar com a tecnologia.