Pandemia da Covid-19 e o Sistema de Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior Pública:
Uma Survey Sobre a Percepção e Comportamento dos Discentes
Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Covid-19, Pandemia, Universidade Pública, SurveyResumo
A pandemia da Covid-19 levou o mundo inteiro a adaptar seus processos, com o objetivo de garantir a continuidade da vida cotidiana, e isso ocorreu, também, na educação superior. No Brasil, buscou-se adaptar o aprendizado nas universidades públicas por meio do modelo de ensino remoto emergencial, que demanda, entre outros aspectos, conexão com a Internet e aulas online. Sendo assim, o objetivo desse artigo foi investigar as percepções dos alunos de uma universidade pública brasileira sobre as características das aulas online do modelo de ensino remoto emergencial. Para isso, desenvolveu-se uma survey, que contou com as respostas válidas de 1492 alunos, posteriormente analisadas a partir de testes paramétricos e análise de cluster, com o auxílio do software IBM SPSS. Entre os achados da pesquisa, observou-se que os alunos percebem uma dificuldade relacionada à estrutura da qual dispõem para acompanhar as aulas online e discordam da capacidade do modelo de ensino remoto substituir o modelo de ensino presencial.