Produção de eventos: texto e compartilhamento de sentidos na perspectiva da Escola de Montreal

Autores

Palavras-chave:

Eventos, Comunicação organizacional, Escola de Montreal, Texto, Compartilhamento de significados

Resumo

O objetivo é identificar e analisar formas e bases de construção de textos no planejamento do evento “Boas-Vindas aos Calouros” da Universidade de Brasília, tendo como referência as inovações sobre comunicação organizacional propostas pela Escola de Montreal. O estudo tem como escopo os papéis do texto (a comunicação em suas formas) e do compartilhamento de sentidos em situações organizacionais e foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo, voltada para o referido evento que é realizado semestralmente. Trata-se de um estudo de caso que abrangeu a fase de pré-evento da edição do segundo semestre de 2017, constituída de reuniões realizadas na própria instituição. O “locus empírico” foi o momento e o espaço de interação dos agentes nos quais o texto emergia por meio de discursos, promovendo diálogos entre os integrantes da comissão organizadora do evento e a coordenadora. A coleta de dados, realizada pela pesquisadora por meio de observação, centrou-se especificamente no texto oral e na linguagem gestual, para tanto utilizando-se de gravações e de anotações manuais, conforme o contexto de cada reunião. Considerou-se texto todas as formas de mensagem que produziam um significado, independentemente de seu compartilhamento. A análise dos dados pautou-se no parâmetro interpretativista, foco da Escola de Montreal, e os resultados demonstraram que, a despeito da informalidade observada na linguagem, não houve qualquer prejuízo de sentido na disseminação das mensagens.

Biografia do Autor

Marlene da Silva Bomfim, Universidade de Brasília (UnB)

Mestra em Comunicação na Universidade Católica de Brasília (2017); Especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília-UnB (1999). Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Brasília (1986). Atualmente ocupa o cargo de Produtora Cultural - NS, na UnB. Coordenou diversos projetos e eventos de grande porte, entre eles, as dez edições da Semana de Extensão da UnB(2001 a 2010); a UnB na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) nos anos de 2008, 2009 e 2010. Exerceu o cargo de Coordenadora de Eventos de Extensão do Decanato de Extensão da UnB(DEX), no período de 1986 a 2010. Atua na Coordenadoria de Comunicação Integrada/Divisão de Publicação e Relacionamento do DEX. Entre outras competências, presta assessoria técnica aos assuntos institucionais relacionados ao Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas Brasileiras (FORPROEX); representa o DEX em atividades demandadas pela Diretoria de Processos Organizacionais do Decanato de Planejamento e Orçamento da UnB e em outras áreas de interesse do DEX.

Robson Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista, Relações Públicas, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGE/UCB). Linha de Pesquisa Política, Gestão e Avaliação da Educação.

Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Publicitário, mestre em Administração e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia (ESTCOM). Líder do projeto de pesquisa O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal - FAPDF - 193.001.037/2015 - Projeto Externo

http://lattes.cnpq.br/2233341168995716

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0834727217712265

João José Avevedo Curvello, Universidade de Brasília (UnB)

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do curso de Comunicação Organizacional (UnB) e da linha de Teorias e Tecnologias de Comunicação (PPGFAC/UnB). Líder do grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Pensamento Sistêmico (COMSiS).

Downloads

Publicado

2022-01-02

Edição

Seção

Artigos