O evento Café do Conhecimento como híbrido de Audiência Pública, Consulta Pública, Brainstorming, Speed Meeting e Videoconferência em uma autarquia federal: estratégia institucional de construção de agenda e qualificação de debate em políticas públicas
Palavras-chave:
Comunicação, Complexidade, Evento, Políticas EducacionaisResumo
o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) gesta diversos projetos educacionais: Alimentação Escolar (1), Livro Didático (2), Dinheiro Direto na Escola (3), Biblioteca da Escola (4), Transporte do Escolar (5), Caminho da Escola (6), Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (7), em mais de 5 mil municípios. O Café do Conhecimento - CdC – é um evento no FNDE que congrega diversos atores sociais em torno de uma agenda de políticas educacionais. Esse ambiente possibilita a disseminação de conhecimento e de experiências entre indivíduos de diversas áreas da sociedade. O objetivo do trabalho é descobrir como foram as interações e sentidos compartilhados na última edição digital do evento na construção de uma agenda de política educacional. Para isso, utilizou-se de 5 categorias de análise (Expressão, Comunicação, Autonomia, Efetividade, Evento, Diálogo Possível) para checar a proposta de um evento híbrido, não muito convencional na Administração Pública Federal. Trata-se de uma pesquisa exploratória, estudo de caso, com survey aplicada a 86 respondentes. Os resultados mostram que o formato foi vitorioso, em sentido estratégico. Mas que faltam ajustes operacionais de acesso do usuário para vencer alguns obstáculos na execução do evento.