O evento Café do Conhecimento como híbrido de Audiência Pública, Consulta Pública, Brainstorming, Speed Meeting e Videoconferência em uma autarquia federal: estratégia institucional de construção de agenda e qualificação de debate em políticas públicas

Autores

Palavras-chave:

Comunicação, Complexidade, Evento, Políticas Educacionais

Resumo

o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) gesta diversos projetos educacionais: Alimentação Escolar (1), Livro Didático (2), Dinheiro Direto na Escola (3), Biblioteca da Escola (4), Transporte do Escolar (5), Caminho da Escola (6), Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (7), em mais de 5 mil municípios. O Café do Conhecimento - CdC – é um evento no FNDE que congrega diversos atores sociais em torno de uma agenda de políticas educacionais. Esse ambiente possibilita a disseminação de conhecimento e de experiências entre indivíduos de diversas áreas da sociedade. O objetivo do trabalho é descobrir como foram as interações e sentidos compartilhados na última edição digital do evento na construção de uma agenda de política educacional. Para isso, utilizou-se de 5 categorias de análise (Expressão, Comunicação, Autonomia, Efetividade, Evento, Diálogo Possível) para checar a proposta de um evento híbrido, não muito convencional na Administração Pública Federal. Trata-se de uma pesquisa exploratória, estudo de caso, com survey aplicada a 86 respondentes. Os resultados mostram que o formato foi vitorioso, em sentido estratégico. Mas que faltam ajustes operacionais de acesso do usuário para vencer alguns obstáculos na execução do evento.

Biografia do Autor

Bruno Narcizo Machado Carneiro, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Economista (Universidade de Brasília), mestre em Comunicação na linha de pesquisa Estratégia e Gestão Comunicacional (Universidade Católica de Brasília).Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Déborah Lins e Nóbrega, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Bibliotecária Documentalista (Universidade de Brasília, 2012), especialista em Gestão do Conhecimento (Signorelli, 2016), mestre em Comunicação na linha de pesquisa Estratégia e Gestão Comunicacional (Universidade Católica de Brasília). Servidora pública federal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Robson Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista, Relações Públicas, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGE/UCB). Linha de Pesquisa Política, Gestão e Avaliação da Educação.

Downloads

Publicado

2022-01-02

Edição

Seção

Artigos