Movimentos ambientais em rede

o ativismo digital do Instagram do SOS Pantanal em períodos de queimadas

Autores

Palavras-chave:

Movimentos sociais em rede, Movimento ambiental, Pantanal, SOS Pantanal, Instagram

Resumo

Os movimentos sociais ambientais passaram por profundas transformações estruturais com a globalização e o desenvolvimento das sociedades em rede. Levando em consideração o contexto político e sociocultural do Brasil em 2020, este artigo visa compreender alguns impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a reorganização dos movimentos sociais ambientais, tendo como objeto de pesquisa os conteúdos abordados nas publicações do Instagram do Instituto SOS Pantanal durante o mês de outubro de 2020, no intuito de compreender as estratégias utilizadas. Observou-se conteúdos focados na conscientização e nas arrecadações de donativos para o combate emergencial.

Biografia do Autor

Everson Umada Monteiro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Designer gráfico da divisão de publicações da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestre em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do SUL (UFMS), em 2017. Especialista em Mídias Digitais Interativas pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em 2015. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em 2014.

Beatriz Carvalho de Souza, Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru/SP

Mestranda com bolsa FAPESP (processo nº 2019/26091-9) no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Estadual Paulista (Unesp - Bauru), com pesquisa voltada para o estudo dos afetos em ambientes comunicacionais periféricos. Especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário Senac, em 2021. Graduada em Jornalismo, em 2018, pela Faculdade Cásper Líbero. Concluiu uma iniciação científica na mesma instituição, em 2016. Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir.

Downloads

Publicado

2022-01-02

Edição

Seção

Artigos