Feminismos e experiências de transgressão do/no gênero:
indícios e relatos de si de Duda Salabert no Instagram
Palavras-chave:
Feminismos, Experiência, Transgressão, Gênero, Duda SalabertResumo
Esse texto se propõe a compreender como feminismos se instituem e se atualizam mediante gestos educacionais pautados por experiências estéticas de transgressão do/no gênero, uma vez provocadoras de emergências demandantes de novas aprendizagens sociais. Para isso, lança mão das noções teóricas de estética (DEWEY, 1980), gênero/feminismos (BUTLER, 2003; 2018; 2019; PRECIADO, 2009) e transgressão (HOOKS, 2013). Como metodologia, busca combinar procedimentos baseados em indícios (BRAGA, 2008) com a proposta de relato de si (BUTLER, 2015), para construir uma análise comunicacional da mulher e educadora Duda Salabert, em sua conta pública na rede social Instagram. Como resultados, o texto problematiza o estatuto de atualização do próprio feminismo como uma experiência do/no gênero pautada pela transgressão, a partir da investigação de experiências transfeministas de Duda Salabert, tanto em seu próprio aparecer como mulher, quanto em seu aparecer junto a contextos ligados à educação.