Inovação na comunicação de más notícias em cuidados paliativos no contexto da pandemia Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Comunicação, Inovação, Cuidado Paliativo, Más Notícias, Pandemia

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar o desenvolvimento educacional de conhecimento e competência para a comunicação de más notícias em Cuidados Paliativos, no contexto da pandemia, em alunos da graduação médica de uma universidade do ABC Paulista. Trata-se de estudo exploratório, de natureza qualitativa e tem a compreensão baseada nas Oficinas de Trabalho Crítico Emancipatório (OTCE) aplicadas a estudantes de medicina em diferentes etapas da graduação. A coleta de dados foi realizada através das OTCE. A análise dos dados foi realizada segundo a proposta de Bardin. A partir da análise dos dados obtidos observa-se que a comunicação de más notícias constitui um problema complexo na prática médica, cujas dificuldades são potencializadas pelo contexto de crise pandêmica. O medo e a insegurança evidenciado nos depoimentos dos participantes revelaram a necessidade de treinamento das competências e habilidades em comunicação na graduação, para a qual a proposta crítico emancipatória da OTCE no contexto das metodologias ativas revelou-se como possibilidade fértil.

Biografia do Autor

Maria Cecilia Fernandes, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

MARIA CECILIA FERNANDES - Mestra em Inovação na Comunicação de Interesse Público (USCS 2021), graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1983). Docente da Universidade Municipal de São Caetanos do Sul (USCS). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1899612303055545. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3487-4887. E-mail: cecildoc@uol.com.br

Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

REBECA NUNES GUEDES DE OLIVEIRA - Enfermeira, com Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós-doutoral pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4213034847226583. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8784-9589. E-mail: rebeca.oliveira@online.uscs.edu.br.

Arquimedes Pessoni , Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Jornalista, pós-doutor em medicina, doutor e mestre em Comunicação, professor do corpo permanente dos Programas de Mestrado Profissionais em Inovação na Comunicação de Interesse Público e Inovação no Ensino Superior em Saúde, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Downloads

Publicado

2022-01-02

Edição

Seção

Artigos