O contexto pedagógico por meio da metodologia de projetos na educação física escolar
Palavras-chave:
Metodologia de Projetos, Contexto Pedagógico, Educação Física, Educação BásicaResumo
A Educação física escolar pode ser entendida para além das atividades corporais e de movimento. Pode tornar-se um espaço de formação humana integral, onde a escolha por metodologias ativas são fundamentais para o envolvimento e mobilização cognitiva dos estudantes. O presente estudo teve como objetivo geral compreender o contexto pedagógico para implementação da metodologia de projetos na Educação Física Escolar. Como objetivos específicos: a) Evidenciar as potencialidades da metodologia de projetos para o ensino da Educação Física Escolar; b) Identificar indícios favoráveis à implementação de metodologia de projetos para o ensino da Educação Física Escolar evidenciadas nos PPPs de uma escola de 2019 a 2021; c) Descrever a importância da implementação de metodologia de projetos para o ensino da Educação Física Escolar respeitando o contexto pedagógico da escola. Utilizou-se como abordagem metodológica para alcançar os objetivos propostos, pesquisa bibliográfica sobre Educação Física Escolar; Contexto Pedagógico; Metodologia de Projetos; documentos oficiais que fundamentam o ensino aprendizagem na Rede Pública Estadual de SC. Incluímos também pesquisa documental junto aos PPPs de 2019 a 2021 de uma Escola Pública Estadual da Região da AMURES em SC, com elaboração de um quadro de identificação e análise de indícios da metodologia de projetos no PPP escolar. Como resultados da pesquisa, destaca-se que foram encontrados indícios favoráveis à implementação de metodologias de projetos em todas as versões dos PPPs consultados. Tendo como referência os PPPs consultados, conclui-se que é possível implementar Metodologia de Projetos na Educação Física Escolar, o desafio que se impõe, é que a Metodologia de Projetos envolve a interdisciplinaridade, portanto, necessita de diálogo com toda comunidade escolar pela necessidade de um trabalho integrado, organização de espaços pedagógicos, materiais, trabalho participativo dos professores e recursos tecnológicos necessários neste processo de intervenção. As metodologias ativas, no caso, metodologia de projetos é uma estratégia de ensino inovadora que poderá mobilizar toda a unidade escolar possibilitando novos significados ao contexto pedagógico.