Práticas de letramentos em podcasts:
espaços de afinidade para discussões sobre a pandemia da Covid-19
Palavras-chave:
podcasts, práticas de letramentos, pandemia da covid-19, espaços de afinidadeResumo
Esta investigação tem por objetivo discutir a inserção de sujeitos em práticas de letramentos em um podcast sobre a pandemia da Covid-19, a partir de suas interações nesse espaço de afinidade. A análise recai sobre um episódio do programa Nerdcast, produzido no Brasil e transmitido em fevereiro de 2020. Este estudo se caracteriza como qualitativo, de perspectiva etnográfica, e toma como base teórica para análise os Novos Estudos dos Letramentos. Os dados indicam, essencialmente, que o podcast em análise se constitui como um espaço em que circulam sujeitos, em sua maioria, inseridos em contextos acadêmicos. Emergem dos dados pistas de inserção dos sujeitos em práticas de letramentos acadêmicos na relação com diferentes Discursos, a partir do compartilhamento de links, referências e citações nos textos produzidos por eles. A principal conclusão resultante deste estudo é de que a circulação por diferentes espaços não implica o apagamento das identidades dos participantes, que emergem como forma de demarcação de poder e fortalecimento de discussões.