Práticas de letramentos em podcasts:

espaços de afinidade para discussões sobre a pandemia da Covid-19

Autores

Palavras-chave:

podcasts, práticas de letramentos, pandemia da covid-19, espaços de afinidade

Resumo

Esta investigação tem por objetivo discutir a inserção de sujeitos em práticas de letramentos em um podcast sobre a pandemia da Covid-19, a partir de suas interações nesse espaço de afinidade. A análise recai sobre um episódio do programa Nerdcast, produzido no Brasil e transmitido em fevereiro de 2020. Este estudo se caracteriza como qualitativo, de perspectiva etnográfica, e toma como base teórica para análise os Novos Estudos dos Letramentos. Os dados indicam, essencialmente, que o podcast em análise se constitui como um espaço em que circulam sujeitos, em sua maioria, inseridos em contextos acadêmicos. Emergem dos dados pistas de inserção dos sujeitos em práticas de letramentos acadêmicos na relação com diferentes Discursos, a partir do compartilhamento de links, referências e citações nos textos produzidos por eles. A principal conclusão resultante deste estudo é de que a circulação por diferentes espaços não implica o apagamento das identidades dos participantes, que emergem como forma de demarcação de poder e fortalecimento de discussões.

 

Biografia do Autor

Mariana Vicentini , Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Educação (FURB). Doutoranda em Educação (FURB). Bolsista Capes.

Gabriel Marante de Oliveira, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando e mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela FURB e Pós-graduação em Novas Mídias, Rádio e Televisão. Atua como professor substituto na FURB desde 2016.

Rafael José Bona, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP). Atua como professor permanente do PPGE/Furb e dos cursos de graduação da FURB e da Univali.

Adriana Fischer, Universidade Regional de Blumenau

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Desde agosto de 2012 trabalha como docente no Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (Departamento de Letras), e, a partir de abril de 2014, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da FURB - Blumenau.

Downloads

Publicado

2022-01-02

Edição

Seção

Artigos