Embates e debates: As cotas universitárias sob a ótica da mídia brasileira
Palavras-chave:
Cotas Universitárias, Ações Afirmativas, Mídia, ImprensaResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar de que forma a mídia brasileira, por meio de diversos veículos e de diferentes posições editorais, atuou no debate sobre as cotas universitárias no Brasil. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura, buscando trabalhos publicados na última década dedicados ao assunto. O levantamento bibliográfico retornou pesquisas que analisaram notícias dos seguintes veículos: Carta Capital; Correio do Povo; Folha de S. Paulo; O Dia; O Estado de São Paulo; O Globo; Veja; Zero Hora; e a página online do coletivo Balanta. Como resultado, verificou-se que a mídia atuou ativamente no debate sobre as cotas de forma engajada e opinativa. O tipo de mídia interferiu diretamente na posição editorial assumida por cada veículo. Enquanto a mídia tradicional preocupou-se em desmerecer e criticar a ação afirmativa, a mídia tida como alternativa mobilizou-se em prol da política e em defesa das ações de redução da desigualdade social no país.