Análise comparativa entre o monitoramento social no romance 1984 e a vigilância e autoexposição nas mídias sociais

Autores

Palavras-chave:

Livro 1984, Indústria Cultural, Usuários de internet, Redes sociais

Resumo

O livro 1984 foi publicado pelo autor George Orwell em 1949, e ao longo dos anos tornou-se uma das obras mais influentes do modernismo, atuando de maneira atemporal. A obra serve de crítica à sociedade e às políticas impostas tanto pela indústria cultural quanto pelo cenário político. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o monitoramento da sociedade empreendido pelo Grande Irmão, contrapondo-o com as diferentes ferramentas que as mídias sociais atuais utilizam para monitorar as atividades de seus usuários. Para isto, foi realizada uma abordagem de cunho bibliográfico e analítico, com suporte teórico parte das discussões de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer sobre a indústria cultural (1995) e o conceito de distopia de Teixeira Coelho (1980), bem como a aplicação de um questionário realizado com 170 entrevistados através do Google Forms.

Biografia do Autor

Ana Caroline Damasceno Souza , UECE

Pesquisadora com formação em Geografia. Graduada e mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e atualmente doutoranda em Geografia (ProPGeo/Universidade Estadual do Ceará) com estudos voltados a serviços ecossistêmicos de ambientes costeiros, geotecnologias e cartografia temática, delimitação de unidades de paisagem na perspectiva da escola francesa e ensino de Geografia. E-mail: carolsouza.geo@gmail.com

Robinson Matheus Felipe Souto , Centro Universitário Facex

Especialista em Educação bilíngue pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX). Licenciado em Letras – Inglês pela Universidade Potiguar (UNP). Possui experiência no seguimento de intérprete e tradutor simultâneo, além de atuar no ensino bilíngue e ministrar aulas de inglês para educação infantil e ensino fundamental.

Jhonathan Lima de Souza , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Geografia (PPGGeo-UNICAMP). Mestre em Geografia (PPGE/UFRN). Bacharel em Geografia (UFRN). Integra o Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência - LAGERR da Universidade Estadual de Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Ambientais, Riscos e Ordenamento do Território – GEORISCO/UFRN, compõe o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Desastres – NUPED/UFRN. Área de atuação: risco e vulnerabilidade.

Downloads

Publicado

2022-01-02

Edição

Seção

Artigos