O uso de memes na educação ambiental para o ecossistema manguezal
Palavras-chave:
Comunicação, Mangue, Meio Ambiente, Informação, Tecnologias digitaisResumo
Os usos e práticas das tecnologias digitais de informação e comunicação provocam mudanças comportamentais na sociedade e podem influenciar diretamente os processos de aprendizagem no contexto escolar. Considerando a perspectiva da sua utilização como ferramenta de ensino eficaz, o presente trabalho utilizou memes para o fomento de uma práxis pedagógica para promoção da conservação ambiental. Os alunos foram instigados a elaborarem memes, fazendo referência aos manguezais, um ecossistema predominante na fisiografia litorânea e impactado por ações antrópicas. Assim, a linguagem mimética foi utilizada como uma maneira de estimular discussões e reflexões sobre a temática trabalhada e como instrumento de avaliação da aprendizagem da disciplina de ciências. O material produzido foi apresentado em sala e divulgado em redes sociais e aplicativos de mensagens. Os resultados obtidos pelo presente estudo indicam que as novas tecnologias digitais da informação e comunicação podem e devem ser levadas para a sala de aula, uma vez que estão presente na vida de discentes e docentes. Acreditamos que a utilização dos memes na educação ambiental mostra a relevância destes, já que o êxito das práticas está diretamente relacionado a um envolvimento de um maior número de sujeitos nos mais diferentes espaços. Isso se torna mais urgente quando tratamos da educação ambiental para o ecossistema manguezal, o qual, muitas vezes, tem perecido e sido negligenciado.