Diário da Homofobia: a construção de um produto audiovisual sobre homofobia na universidade

Autores

Palavras-chave:

Homofobia, Violência, Universitários, Comunicação, Interesse Público

Resumo

O ambiente escolar, historicamente, constitui um espaço de socialização permeado pelas dificuldades relacionadas à livre expressão de orientações sexuais dissonantes O presente artigo descreve o processo de construção de um vídeo documentário sobre a homofobia na universidade, desenvolvido como produto de pesquisa. Trata-se de um desdobramento de uma dissertação de mestrado profissional.  As sessões do manuscrito abordam aspectos conceituais sobre a homofobia e sua inserção na legislação e políticas públicas brasileiras; dados provenientes de revisão narrativa de literatura que evidenciam a homofobia como um problema social que influencia sobremaneira as experiências vividas em instituições de ensino por pessoas LGBT+ e, por fim, é apresentada a descrição do processo de construção da produção audiovisual sobre o problema como produto de pesquisa e intervenção social, discutida à luz da construção histórica e social da homofobia em contextos educativos.  

Biografia do Autor

Danilo Gomes de Oliveira , Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduado em Rádio, Tv e Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2014). Pós graduado pelo Senac - Santo André (2018) em Docência do Ensino Superior. Mestre em Inovação na Comunidade de Interesse Público pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2020). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio e Televisão. Realiza trabalho voluntário na ONG Luiz Aparecido da Silva Oliveira localizada na cidade de Mauá - SP.

Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós doutorado pelo Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da USP (2013-2016). Professora permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017- Atual). Doutorado em ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP-2008-2011). Mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2005-2006). Graduação em Enfermagem pela UFPB (2000-2004).

Downloads

Publicado

2022-01-02

Edição

Seção

Artigos