Mídia massiva e digital nas eleições de 2018:

a transmissão multiplataforma dos debates presidenciais

Autores

Palavras-chave:

Eleições Presidenciais, Debates Eleitorais, Mídias Digitais

Resumo

A comunicação é cada vez mais híbrida, composta pela disseminação de informações tanto na mídia tradicional, quanto na digital, sendo a internet um canal de comunicação com a possibilidade de participação do cidadão comum.As eleições de 2018 foram as primeiras em que houve uma preocupação maior com a interatividade durante os debates presidenciais e não só a transmissão do conteúdo em diferentes plataformas.Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo verificar como os meios massivos – televisão – vêm inserindo a lógica dos meios digitais em sua produção de conteúdo.Para isso, buscou-se analisar os sete debates promovidos por emissoras de TV e seus parceiros.Por meio da Análise de Conteúdo, pode-se classificar as transmissões em sete categorias, as quais permitiram investigar como cada veículo de mídia utilizou – ou não – as potencialidades e recursos da internet para promover a interação e participação dos espectadores, adequando-se a esse cenário cada vez mais midiatizado.

Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista

Pós-doutora em Comunicação pela Universidad de Valladolid. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP. É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP.

Deborah Luísa Vieira dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda e Mestra em Comunicação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), graduada em Jornalismo pela UFSJ.

Luiz Ademir de Oliveira , Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós-Doutor em Comunicação Social pela UFJF, Doutor (2005) e Mestre (1999) em Ciência Política pela IUPERJ. É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFJF. 

Willian José de Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduado em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Downloads

Publicado

2022-01-02

Edição

Seção

Artigos