Mídia massiva e digital nas eleições de 2018:
a transmissão multiplataforma dos debates presidenciais
Palavras-chave:
Eleições Presidenciais, Debates Eleitorais, Mídias DigitaisResumo
A comunicação é cada vez mais híbrida, composta pela disseminação de informações tanto na mídia tradicional, quanto na digital, sendo a internet um canal de comunicação com a possibilidade de participação do cidadão comum.As eleições de 2018 foram as primeiras em que houve uma preocupação maior com a interatividade durante os debates presidenciais e não só a transmissão do conteúdo em diferentes plataformas.Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo verificar como os meios massivos – televisão – vêm inserindo a lógica dos meios digitais em sua produção de conteúdo.Para isso, buscou-se analisar os sete debates promovidos por emissoras de TV e seus parceiros.Por meio da Análise de Conteúdo, pode-se classificar as transmissões em sete categorias, as quais permitiram investigar como cada veículo de mídia utilizou – ou não – as potencialidades e recursos da internet para promover a interação e participação dos espectadores, adequando-se a esse cenário cada vez mais midiatizado.